Skip to main content
Phillip Kotler Marketing 1 no Hello Mídia

É mais importante adotar a estratégia correta do que buscar o lucro imediato. Philip Kotler

No marketing digital, a velocidade é tudo. Aqueles que conseguem implementar de forma consistente uma nova estratégia rapidamente ganham market-share facilmente.

Já vimos isso acontecer com empresas como RD Station e Rock Content no Inbound Marketing, Grupo Primo e Adventures com Influencer Marketing. Isso sem mencionar os milhares de novos empreendedores que emergiram nos últimos dois anos. Repito, dois anos!

Escrevemos este artigo para despertar aqueles que estão atrasados, pois 70% das estratégias apresentadas já são amplamente difundidas e, infelizmente, muitas vezes aplicadas de forma precária.

Portanto, vamos começar o ano correndo para não ficarmos defasados ou aproveitar a oportunidade de se destacar e explorar o novo.

Boa leitura e um ótimo ano à frente!

  1. Growth marketing;
  2. Inbound marketing;
  3. Account-based Marketing;
  4. Influencer Marketing;
  5. Marketing de comunidade.

1) Growth Marketing


Growth marketing é uma abordagem de marketing que se concentra em aumentar o crescimento da empresa através da identificação e otimização de oportunidades de crescimento. Ele envolve a experimentação constante com diferentes táticas de marketing e a análise de dados para determinar o que está funcionando e o que não está.

Existem várias razões pelas quais as empresas deveriam considerar investir em growth marketing em 2023. Aqui estão algumas das principais:

  1. Foco nos resultados: o growth marketing se concentra em mensurar e maximizar o retorno sobre o investimento em marketing, o que significa que as empresas podem ter certeza de que seus esforços de marketing estão gerando resultados concretos.
  2. Experimentação: o growth marketing incentiva a experimentação e a tomada de riscos calculados, o que significa que as empresas podem testar novas ideias e abordagens rapidamente e se adaptar às necessidades do mercado em constante mudança.
  3. Análise de dados: o growth marketing se baseia em análise de dados para identificar oportunidades de crescimento e ajustar a estratégia de marketing de acordo. Isso pode ajudar a tomar decisões mais informadas e aumentar a eficiência dos esforços de marketing.
  4. Colaboração: o growth marketing exige uma colaboração estreita entre as equipes de marketing, vendas e outras áreas da empresa, o que pode ajudar a aumentar a eficiência e a eficácia das estratégias de crescimento.
  5. Flexibilidade: o growth marketing permite que as empresas se adaptem rapidamente às necessidades do mercado e às mudanças no comportamento dos consumidores, o que pode ajudar a garantir o sucesso a longo prazo da empresa.

Em resumo, o growth marketing é uma abordagem orientada a resultados que se concentra em identificar e explorar oportunidades de crescimento para a empresa. Por essas razões, é uma opção valiosa para as empresas considerarem em 2023.

2) Inbound Marketing


O inbound marketing é uma abordagem de marketing que se concentra em atrair, converter e encantar clientes através de conteúdo útil e relevante. Ele envolve a criação e compartilhamento de conteúdo em canais online, como blogs, redes sociais e sites, com o objetivo de atrair potenciais clientes atraindo por interesse.

Existem várias razões pelas quais as empresas deveriam considerar investir em inbound marketing em 2023. Aqui estão algumas das principais:

  1. Custo: o inbound marketing tende a ser mais acessível do que outras formas de publicidade, pois se concentra em conteúdo e não em anúncios pagos. Isso pode ajudar a maximizar o orçamento de marketing da empresa.
  2. Qualidade dos leads: os leads gerados pelo inbound marketing tendem a ser mais qualificados, pois as pessoas que consomem o conteúdo da empresa já demonstraram interesse no assunto. Isso pode ajudar a aumentar as chances de conversão.
  3. SEO: o inbound marketing pode ajudar a melhorar o ranqueamento do site da empresa nos motores de busca, pois o conteúdo atraente e relevante pode atrair links de outros sites e aumentar a autoridade da marca.
  4. Engajamento: o inbound marketing permite que as empresas criem relacionamentos duradouros com os clientes através de conteúdo valioso e relevante. Isso pode ajudar a aumentar a satisfação do cliente e a reduzir a taxa de cancelamento.
  5. Autoridade de marca: o inbound marketing pode ajudar a estabelecer a empresa como uma autoridade em seu setor, o que pode aumentar a confiança dos consumidores e o valor da marca.

Em resumo, inbound marketing pode ser uma abordagem valiosa para as empresas que desejam atrair e converter potenciais clientes de forma orgânica e construir relacionamentos de longo prazo com seus clientes.

3) Account-based Marketing


O account-based marketing (ABM) é uma abordagem de marketing que se concentra em personalizar e otimizar a experiência de marketing e vendas para um conjunto selecionado de contas-chave. Em vez de se concentrar em atrair um grande volume de leads, o ABM se concentra em personalizar a mensagem e as ofertas para atender às necessidades específicas de cada conta.

Existem várias razões pelas quais as empresas deveriam considerar investir em ABM em 2023. Aqui estão algumas das principais:

  1. Alta eficiência: o ABM permite que as empresas se concentrem em contas-alvo específicas, o que significa que os esforços de marketing são mais direcionados e eficientes. Isso pode ajudar a maximizar o retorno sobre o investimento em marketing.
  2. Personalização: o ABM permite que as empresas criem campanhas de marketing altamente personalizadas para contas-alvo específicas. Isso pode ajudar a aumentar a relevância e o impacto da mensagem de marketing.
  3. Melhor entendimento do cliente: o ABM permite que as empresas obtenham um conhecimento mais profundo de seus clientes-alvo, o que pode ajudar a identificar oportunidades de negócios e ajustar a estratégia de marketing de acordo.
  4. Maior engajamento do cliente: o ABM permite que as empresas criem relacionamentos mais próximos e duradouros com seus clientes-alvo, o que pode ajudar a aumentar a satisfação do cliente e a reduzir a taxa de cancelamento.
  5. Melhor colaboração interna: o ABM exige uma colaboração estreita entre as equipes de marketing, vendas e outras áreas da empresa, o que pode ajudar a aumentar a eficiência e a eficácia das estratégias de marketing.

Em resumo, o ABM pode ser uma abordagem valiosa para as empresas que desejam atrair e converter contas-chave de forma personalizada e construir relacionamentos de longo prazo com essas contas.

4) Influencer Marketing


Influencer marketing é uma estratégia de publicidade que envolve a parceria de uma empresa com um influenciador online, com o objetivo de promover produtos ou serviços de forma orgânica para seus seguidores e expandir o alcance da marca. Os influenciadores são pessoas que têm uma grande base de seguidores em redes sociais ou em outras plataformas online, e que são considerados autoridades ou líderes de opinião em determinado assunto ou nicho de mercado.

Existem várias razões pelas quais as empresas deveriam considerar investir em influencer marketing em 2023. Aqui estão algumas das principais:

  1. Alcance: os influenciadores têm uma base de seguidores fiel e engajada, o que significa que suas mensagens são mais propensas a ser vistas e compartilhadas. Isso pode ajudar a expandir o alcance da marca de forma mais eficiente do que outras formas de publicidade.
  2. Credibilidade: os influenciadores são considerados autoridades em seus respectivos campos, o que significa que suas recomendações são vistas como mais confiáveis ​​do que anúncios tradicionais. Isso pode ajudar a aumentar a confiança dos consumidores na marca.
  3. Engajamento: os influenciadores têm uma relação próxima com seus seguidores, o que significa que eles são mais propensos a gerar engajamento e conversas em torno de produtos ou serviços. Isso pode ajudar a aumentar o interesse dos consumidores e aumentar as chances de conversão.
  4. Flexibilidade: o influencer marketing oferece muita flexibilidade em termos de formato e plataforma. As empresas podem trabalhar com influenciadores em diversas redes sociais, blogs, podcasts e outras plataformas, o que significa que é possível encontrar um influenciador que se encaixe perfeitamente no público-alvo da marca.
  5. Baixo custo: em comparação com outras formas de publicidade, o influencer marketing pode ser bastante acessível, especialmente para empresas de pequeno e médio porte. Isso pode ajudar a maximizar o orçamento de marketing da empresa.

Em resumo, o influencer marketing pode ser uma estratégia eficaz para ajudar as empresas a expandir o alcance, aumentar a confiança dos consumidores e gerar engajamento com seu público-alvo.

5) Marketing de Comunidade


O marketing de comunidade é uma estratégia de marketing que se concentra em criar e fortalecer relacionamentos com um grupo específico de pessoas, com o objetivo de promover uma marca, produto ou serviço. Esse grupo de pessoas pode ser composto por clientes atuais ou potenciais, parceiros de negócios, membros de uma associação ou qualquer outro grupo que tenha interesse na marca.

O marketing de comunidade pode ser uma estratégia eficaz para as empresas por diversas razões. Aqui estão algumas das principais:

  1. Fidelidade do cliente: ao se envolver com a comunidade, as empresas podem ajudar a criar um senso de lealdade e compromisso com a marca. Isso pode ajudar a aumentar a satisfação do cliente e a reduzir a taxa de cancelamento.
  2. Feedback: o marketing de comunidade permite que as empresas ouçam diretamente o que os clientes têm a dizer sobre seus produtos ou serviços. Isso pode ajudar a identificar problemas e oportunidades de melhoria, além de fornecer insights valiosos para o desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
  3. Promoção orgânica: os membros da comunidade podem ser incentivados a promover a marca de forma orgânica para seus amigos e seguidores nas redes sociais. Isso pode ajudar a expandir o alcance da marca de forma mais eficiente do que a publicidade paga.
  4. Conhecimento de mercado: o marketing de comunidade permite que as empresas obtenham informações valiosas sobre seus clientes e o mercado em geral. Isso pode ajudar a ajustar a estratégia de marketing e a tomar decisões de negócios mais informadas.
  5. Valor de marca: o marketing de comunidade pode ajudar a criar um senso de pertencimento e comunidade em torno da marca, o que pode aumentar o valor da marca a longo prazo.

O marketing de comunidade pode ser uma estratégia eficaz para ajudar as empresas a aumentar a satisfação do cliente, obter feedback valioso, promover a marca de forma orgânica e obter insights sobre o mercado. Por essas razões, é uma opção valiosa para as empresas considerarem em 2023.

É importante estar atento às tendências


Cada uma dessas estratégias tem suas próprias vantagens e pode ser eficaz em diferentes contextos, podendo ser aplicadas de forma isolada ou combinada, por isso é importante avaliar o contexto da sua empresa para definir qual delas é a mais adequada para a sua empresa e suas objetivos de marketing. Ao seguir essas dicas, você pode ajustar a estratégia de marketing da sua empresa e alcançar o sucesso no próximo ano.

Time Hello

Nossa equipe é composta por profissionais apaixonados por inovação, tecnologia e marketing. Somos a principal agência de marketing digital do sul do país porque estamos sempre na vanguarda, adotando as tecnologias e estratégias mais inovadoras com rapidez e eficiência.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário.