Agências digitais são empresas especializadas na prestação de serviços relacionados à internet. Prestam serviços como de criação e atualização de aplicações web ou app, fluxos de automação de comunicação por e-mail, bot e outros, campanhas de mídia digital, conteúdo para redes sociais, blog, e-mail e outros.
Inicialmente surgiu com a adaptação de agências de publicidade e comunicação para um formato um pouco mais digital, que foram se adaptando acompanhando a evolução do consumo de internet pela população.
Com o passar dos anos, começaram a surgir agências que imergiram do digital, não seguindo mais escolas tradicionais old school, como publicidade e propaganda, RP e comunicação, que chamamos de Agências com o DNA Digital, que é o nosso caso.
Estrutura de uma agência digital
Obviamente, existem muitas possibilidades de compor uma agência, o que vou apresentar a seguir é uma estrutura ideal para uma agência full service no contexto atual.
Especialidade
- Planejamento e Estratégia
- Branding
- Criação
- Social Media
- Mídia Digital
- Redação e/ou Copywrite
- Desenvolvimento Web e App
- Otimização SEO
- Otimização de Conversão CRO
Gestão
- Atendimento e Sucesso do Cliente
- Comercial
- Financeiro
- Pessoas
- Inovação
Uma agência com foco em SEO, por exemplo, não teria os demais especialistas na sua estruturação.
Os diferentes tipos de agencia digital
As agências se posicionam no mercado de diversas formas, se destacando os tipos relacionados abaixo:
Agência Full-service
Atende qualquer demanda relacionada à marketing digital.\
Agência Digital de Branding;
Trabalha com criação e gestão de marcas.
Agência Digital de Performance;
Trabalha com foco em resultados.
Agência de Lançamentos;
Trabalham especificamente com lançamento de produtos digitais, baseados em técnicas mais recentes com FL.
Agência Digital de Gestão de Redes Sociais;
Trabalha com foco em gestão de redes sociais com Facebook, Instagram e Linked-in.
Agência Digital de Conteúdo;
Trabalham com produção de conteúdo para blog e Inbound marketing.
Agência com foco em SEO.
Trabalha com foco em SEO, que é otimização das páginas e conteúdo de um site para que ele tenha melhor posicionamento em buscas orgânicas, não pagas.
E por aí vai. Difícil mencionar todas as possibilidades neste conteúdo, mas existem diversas outras possiblidades.
Parceiros Estratégicos para uma Agência Digital
Uma agência digital para rodar a sua operação precisa de alguns parceiros estratégicos, geralmente relacionados à mídia digital (Google, Facebook, Outbrain e…), tecnologia (RD Station, Active Campaing, Hotjar e…) e desenvolvimento (Rock Content, Softdesign…).
Conclusão
Para selecionar uma agência digital além de quesitos de qualidade técnica, tempo de mercado e time, você DEVE entender qual é o perfil da agência e em quais especialidades ela consegue entregar melhor resultado.
Cada cliente tem um contexto e cada agência também, por este motivo é tão importante olhar para o tipo de agência que você vai optar.