Você sabia que, para 58% dos especialistas, o Agile Marketing é indicado porque tem o poder de melhorar a produtividade no trabalho?
E que 54% deles acreditam que ele otimiza a capacidade de gerenciar prioridades frente às mudanças?
Dentro do nosso cenário atual, repleto de mudanças rápidas e constantes, precisamos correr contra o tempo. E tempo é uma das palavras mais importantes neste contexto.
O marketing tradicional, lento e defasado, ficou para trás.
O Agile Marketing surgiu para transformar essa realidade por meio de um conjunto de valores, princípios e ações que tornam as estratégias mais eficientes e adaptáveis às mudanças do mercado.
Te convidamos a entender um pouco mais sobre Agile Marketing.
O que é Agile Marketing
É uma metodologia ágil e eficiente de gerenciamento de projetos. Ela cria, a partir de processos e ciclos de criação curtos e precisos, estratégias e campanhas dentro do universo do marketing.
O objetivo é proporcionar uma entrega completa ao cliente final e reduzir os desperdícios ao longo do processo, tanto de tempo, quanto de dinheiro.
E não poderíamos falar de Agile Marketing sem falar de manifesto ágil, já que ele deu origem ao Agile.
Importante lembrar que a transição para o Agile só é possível depois que você entender a importância de seguir os principais pontos do Manifesto Ágil e, o mais desafiador, conseguir aplicá-los na rotina da sua equipe.
- Aprendizado embasado, em substituição de opiniões e achismos;
- Colaboração focada no cliente, e não de silos e hierarquia;
- Campanhas adaptativas e interativas, ao contrário de campanhas Big-Bang;
- Planejamento flexível, ao invés de rígido;
- Respostas à mudança a partir de um plano;
- Pequenos testes, em vez de grandes apostas.
Marketing Tradicional x Agile Marketing
Como dissemos anteriormente, o marketing tradicional agora dá espaço a um novo marketing, bem mais rápido e eficaz do que longas reuniões e extensos planejamentos.
Entenda algumas das principais diferenças entre os dois.
Marketing Tradicional:
- Planos longos, com apresentações e documentos extensos e complexos;
- Campanhas que exigem muita pesquisa e esbarram em aprovações burocráticas;
- Demora para lançar uma campanha;
- Feedback feito somente após a finalização do processo.
Agile Marketing:
- É composto por planos enxutos e que são executados em curtos períodos;
- Busca pelas soluções ocorre com rapidez;
- Mais velocidade e eficiência nos testes das ações;
- A mensuração de resultados é feita de forma constante e permite executar os ajustes necessários;
- Os aprendizados são documentados para evitar novos erros e os acertos são replicados para manter e melhorar os números.
Por que utilizar Agile na sua empresa
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Aumento da produtividade
A metodologia ajuda o setor de marketing a melhorar os resultados em menos tempo se for comparado com o modelo tradicional. O principal objetivo é apresentar soluções que otimizem os resultados da empresa.
Segundo o relatório The State of Agile Marketing, aumentar a performance é um dos principais motivos pelos quais os profissionais aplicam essa ferramenta na organização.
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Redução de custos
Todo o conceito por trás da gestão ágil incentiva a redução de custos de uma equipe ou organização.
Além de diminuir os gastos com campanhas que não funcionam tão bem, os processos são otimizados, representando uma economia de tempo e recursos financeiros.
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Eficiência
Fica mais fácil descobrir falhas e oportunidades antes de colocar um plano em ação. Assim, você alcança os resultados sem desperdiçar recursos importantes.
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Foco no cliente
O Agile faz com que o seu negócio foque na satisfação do cliente durante todas as etapas de desenvolvimento da campanha, garantindo ajustes e investimentos para otimizar os processos.
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Inovação
A inovação não surge em empresas que mantêm processos rígidos e hierarquizados. Os negócios que ficam atrelados aos processos também têm dificuldades para tomada de decisão e conquistar ótimos resultados.
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Melhora na qualidade da comunicação das equipes
A comunicação entre os profissionais de uma equipe é fundamental em um momento no qual o trabalho remoto se consolidou como realidade. A transparência na troca de informações representa um ganho significativo para otimizar a rotina de trabalho.
Dados do Agile Marketing
O 3º Relatório Anual do Estado do Marketing Ágil trouxe números interessantes sobre o impacto da ferramenta no mercado de trabalho.
Para se ter uma ideia, a adoção da metodologia passou de 32% em 2019 para 42% em 2020.
Os líderes de marketing estão cada vez mais recorrendo a metodologias ágeis para ajudar a melhorar a velocidade e o desempenho de suas equipes, juntamente com os muitos parceiros que as usam para experiências em criação, produção e mensuração. Além disso:
- Para 58% dos especialistas, a ferramenta é indicada porque tem o poder de melhorar a produtividade no trabalho;
- 54% acredita que ela otimiza a capacidade de gerenciar prioridades em mudanças;
- 41% dos profissionais de marketing relatam usar o Agile atualmente e, dos não usuários, 42% planejam adotá-lo;
- Estruturas híbridas ainda são as maneiras mais comuns para os profissionais de marketing adotarem a agilidade;
- 2/3 das equipes de marketing Agile praticam há pelo menos 3 anos;
- O treinamento presencial e online continua sendo fundamental para a adoção do Agile com sucesso.
Princípios do Agile Marketing
Para acompanhar a velocidade e a complexidade do marketing hoje, estamos adotando uma mentalidade diferente e novas formas de trabalhar. Os princípios elaboram os valores .
- Um bom marketing requer alinhamento estreito, transparência e interações de qualidade com clientes internos e externos
- Busque pontos de vista diferentes e diversos
- Abrace e responda às mudanças para aumentar o valor do cliente
- Planeje apenas em um nível suficiente para garantir a priorização e execução eficazes
- Arrisque-se e aprenda com suas falhas
- Organize-se em equipes pequenas e multifuncionais, sempre que possível
- Crie programas de marketing em torno de indivíduos motivados e confie neles para fazer o trabalho
- O sucesso de marketing de longo prazo se beneficia de operar em um ritmo sustentável
- O marketing ágil não é suficiente. A excelência em marketing também exige atenção contínua aos fundamentos do marketing
- Esforce-se pela simplicidade
Manifesto Agile Marketing
- Foco no valor para o cliente e nos resultados do negócio sobre a atividade e produção
Quando priorizamos as necessidades do cliente e do negócio, criamos programas de marketing mais direcionados e relevantes. Em outras palavras, criar as ‘coisas certas’ versus ‘mais coisas’.É fácil cair na armadilha de realizar atividades de marketing apenas para realizá-las com nosso valor nº 1; realmente nos concentramos no que fornecerá mais valor aos nossos clientes e como isso pode impactar os negócios posteriormente. - Agregar valor no início e frequentemente mais que esperar pela perfeição.Em vez de esperar que tudo seja ‘perfeito’, começamos a entregar valor aos nossos clientes no início do ciclo. Continuamos a agregar valor com base no aprendizado de nosso programa anterior e assim por diante …Quando esperamos pela “perfeição”, eliminamos as chances de aprender com nossos clientes para que possamos agregar mais valor mais tarde. Em vez disso, a busca pela perfeição leva a longos ciclos de produção e a uma abordagem do big bang
- Aprender com experimentos e dados mais que opiniões e convenções.Quando experimentamos, aprendemos e coletamos dados. Esses dados e resultados aprendidos nos permitem tomar decisões de marketing melhores e mais eficazes.Se ignorarmos os dados e confiarmos apenas na opinião de alguém ou em uma convenção desatualizada, não atendemos ao nosso público e gastamos um tempo valioso produzindo coisas erradas.É um processo de validação de nossa aprendizagem por meio de um ciclo de feedback implementar-medir-aprender, em vez de seguir convenções ou decidir o que é melhor com base na opinião da pessoa mais bem paga da sala (HIPPO).
- Colaboração multifuncional mais que silos e hierarquiasA colaboração, com foco nas necessidades do cliente, produz um marketing melhor do que guerras territoriais em silos e aderência estrita à tomada de decisão hierárquica.A organização do marketing na forma de silo gera um conhecimento tribal o que fatalmente poderia levar a um desvio das necessidades dos cliente
- Respondendo à mudança mais do que seguir um plano estáticoEste valor é derivado do Manifesto for Agile Software Development original publicado pelos desenvolvedores em 2001.Nossa pequena mudança ao adicionar a palavra ‘estático’ ajuda a se relacionar um pouco melhor com o mundo do marketing. Se não formos capazes de nos desviar de um plano rígido quando ocorrer uma mudança de comprador / mercado / global, corremos o risco de servir mal nosso público e colher resultados ruins.
Como aplicar Agile Marketing?
Para que a metodologia seja aplicada com eficácia, é preciso adotar os modelos de trabalho (ou frameworks), de maneira que o conceito faça parte do dia a dia da sua equipe.
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Scrum
O Scrum é um dos frameworks mais utilizados dentro do Agile Marketing.
Os ciclos de produção de um projeto são otimizados a partir do conceito de sprint, que foca no monitoramento constante de uma campanha ou estratégia.
O objetivo é gerar insights para aprimorar o trabalho que está sendo realizado em tempo real.
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Kanban
Outro framework importante na gestão ágil é o Kanban.
A partir de um panorama completo do fluxo de trabalho de um projeto, gestores e colaboradores podem entender o andamento do projeto como um todo.
Assim, é possível definir o senso de urgência e o que deve ser priorizado, sempre de olho na entrega ao cliente final.
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Lean
A metodologia Lean visa a aplicação de processos simples e enxutos por uma equipe.
Esse conceito é ideal para aquelas empresas ou equipes que não são tão grandes ou trabalham com metas muito específicas. O seu principal objetivo é agilizar todas as etapas de um projeto.
Agile aplicado no Método da Hello
A nossa metodologia foi desenvolvida junto com o LAB de inovação da Adventuras Partners que testa, aprende e evolui novas metodologias e tecnologias para empresas como Tik Tok, Tinder, Domino’s, Rihappy, Stone, Disney, Arezzo&CO, ABInBev, Americanas e outros gigantes do mercado.
Ele é a combinação dos melhores frameworks de design estratégico, agile e growth evoluídos em testes práticos. O resultado é uma metodologia única, 100% adaptada para os desafios deste tempo.
Os 3 pilares:
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Adaptação Rápida
Gestão agile garante alinhamento de objetivos e proporciona ao time rápidas correções de rota, tornando o trabalho uma construção cocriativa e colaborativa, evitando erros de escopo de projeto e longas reuniões improdutivas.
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Rápido Aprendizado
Com base em clusterização testamos dezenas, até centenas de hipóteses em um curso período de tempo, validando conceito criativo, narrativa, formatos e canais, por meio de um LAB de testes.
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Inteligência Artificial Aplicada
Ao invés de levar horas em análises, com o uso de planilhas de excel e ferramentas de B.I. estando sujeito a erro humano, fazemos uso da tecnologia para realizar milhares de análises e tarefas em poucos segundos.
Quer entender mais? Fale com um de nossos especialistas e entenda como explorar o agile marketing na sua empresa.
Fontes: