Você conhece ou já ouviu falar de Prospecção de Clientes Online com Inside Sales?
A prospecção de clientes consiste em entrar em contato com consumidores em potencial. A equipe de vendas aborda os leads que tenham mais chances de realizar a compra e fazem a oferta do produto/serviço.
Ter a sua persona (público-alvo) bem definida é o primeiro passo para que essa estratégia funcione.
De nada adianta tentar atingir um número expressivo de pessoas se eles não possuem nenhuma afinidade com a sua empresa. Além disso, investir seus esforços neles pode ser custoso e ineficiente.
Inside Sales (vendas internas) nada mais é do que uma estrutura de vendas que conta com uma equipe interna utilizando ferramentas, como e-mail, telefone, videoconferência e redes sociais, para conversar com os potenciais clientes.
Um dos grandes benefícios desse modelo de vendas é justamente o custo reduzido de operação, já que a equipe não possui necessidade de deslocamento, e um ROI (retorno sobre investimento) elevado.
Sem o custo dessa operação, você consegue investir na qualificação dos seus leads através de anúncios segmentados, por exemplo, e no treinamento da sua equipe.
Ok. Mas como esses processos ajudam a aumentar minhas vendas?
Deixando de lado a teoria, vamos para a prática.
Agora que você já fez a prospecção, é hora de saber como transformar isso em negócios.
Para aumentar suas vendas, é importante reestruturar o seu funil de prospecção. Nesse novo contexto, o processo comercial funciona da seguinte maneira:
ENCONTRAR OS INTERESSADOS
Geração de contatos interessados nos seus produtos e serviços através de campanha de performance com mídia digital.
Esforços como SEO (Search Engine Optimization) e Campanhas de Mídias Digitais são os meios utilizados para encontrar pessoas interessadas no que a sua empresa oferece.
QUALIFICAR OS CONTATOS
Validação do interesse dos contatos interessados e direcionamento para o atendimento do seu time comercial.
FECHAR VENDAS
Nessa etapa, a sua equipe de vendas entra em campo com contatos qualificados, prontos para receber a proposta de venda e realizar o fechamento.
Por que você precisa ter um CRM?
Agora que você já fez a prospecção, é preciso organizar e gerenciar todos esses dados. Ter um bom CRM (Customer Relationship Management) é tão importante quanto ter os contatos.
Muitas empresas adotam as estratégias de prospecção, mas deixam de lado o CRM e acabam perdendo contatos valiosos por não conseguir organizá-los da maneira adequada.
Dentro do CRM, você conseguirá gerenciar processos de vendas complexos e longos de maneira bem visual. Ele mostra quantos negócios em aberto você tem, em qual etapa eles estão, quais precisam de sua atenção e se você conseguirá atingir suas metas.
DICA FINAL: antes de sair aplicando as inúmeras estratégias de vendas que existem no mercado e acabar investindo toda sua verba de Marketing sem obter o resultado esperado, é imprescindível analisar o que a sua empresa REALMENTE precisa.
Um grande volume de contatos não significa muitas vendas. Você precisa conhecer seu contato, saber em que etapa ele está e abordá-lo de maneira adequada. Muitas vezes, o problema nem é o número de leads, mas sim falta de treinamento da equipe comercial para fechar a venda.
Contar com o conhecimento e a experiência de uma Agência Digital é, sem dúvida nenhuma, o primeiro passo que você pode dar para atingir as metas da sua empresa.