TikTok não é só trends e dancinhas. É a plataforma de influência dos millennials e Gen Z, com 1,5 bilhão de usuários e 5 milhões só no Brasil. É um fenômeno digital que ultrapassa gerações.
Com sua base de usuários crescente e taxas de conversão elevadas, TikTok se tornou uma plataforma atrativa para marcas e empresas. Além de ser um canal de comunicação eficaz, ele também é uma ferramenta valiosa para apresentar produtos, projetos e serviços aos consumidores finais.
Os dados mostram que cerca de 25% dos usuários de TikTok compram ou procuram por um produto na internet após ver um anúncio na plataforma. No Brasil, essa taxa é ainda maior, com 38% dos usuáriros já tendo realizado uma compra a partir de um anúncio visto na plataforma, de acordo com uma pesquisa da Opinion Box.
Especialistas prevêem que TikTok se tornará a maior fonte de notícias no mundo, além de ser a rede social com maior alcance. Desde sua popularização em 2019, a plataforma tem crescido exponencialmente, se tornando uma febre entre jovens, mas também já é uma realidade para boa parte das outras gerações.
De acordo com dados de uma pesquisa recente do Ofcom (Office of Communications) no Reino Unido, cerca de 3,9 milhões de adultos utilizam o TikTok como fonte primária de informação. No Brasil, a tendência é semelhante: mais da metade dos usuários (56%) seguem empresas ou marcas na plataforma para se informar sobre produtos, e 53% desejam que as marcas que consomem usem ainda mais a plataforma.
A razão para o sucesso do TikTok como fonte de informação pode ser atribuída à precisão do seu algoritmo de recomendação, que sugere conteúdos relevantes para cada usuário. Além disso, a capacidade de encontrar conteúdos específicos através das tags também é um fator importante.
Ao contrário do Youtube e do Instagram, onde o consumo de conteúdo está relacionado ao perfil do usuário, no TikTok é possível encontrar informações através de tags e palavras-chave, tornando o conteúdo mais interessante pela mensagem e não pela origem.
De acordo com uma pesquisa da Octalab e MindMiners, 45% dos usuários da Geração X e mais novos do TikTok usam a plataforma para pesquisar e aprender sobre novos produtos e marcas, enquanto 67% concordam que o ajuda a descobrir coisas novas.
Investir em uma plataforma só pode parecer arriscado, mas os impactos do TikTok nas estratégias de marketing e comunicação vão além. Segundo uma pesquisa da Material, os usuários do TikTok são 1,7 vezes mais propensos a comprar produtos que descobrem pelo aplicativo, do que em outras redes sociais.
Não importa qual geração se deseja atingir, o fato é que o TikTok está se tornando cada vez mais importante para as estratégias de marketing. Com números tão expressivos, é impossível ignorar sua relevância. As marcas precisam considerá-lo como mais do que apenas uma forma de se conectar com o público, mas também como uma oportunidade de criar conteúdo informativo, além de oferecer seus produtos e serviços.