Este ano fomos do trabalho no escritório ao home office, das festas de aniversário às lives em família, das aulas em classe às vídeo-aulas, das idas aos bares à tranquilidade do #fiqueemcasa. Foi um ano de reviravoltas, disso ninguém tem dúvida.
Mas, você já parou para pensar no quanto essa pandemia acelerou a evolução do Marketing Digital? Se você é empresário, certamente percebeu que, sem presença online, você raramente vai sobreviver depois disso. Se você já estava nas mídias online, viu que não basta apenas estar presente, mas sim saber o que está fazendo e fazer diferente.
Para entender o que nos espera depois desse ano, é importante identificar qual foi o comportamento do consumidor nos meios digitais em 2020.
Principais buscas no Google
Segundo o Google (Think with Google – Set2020), os termos mais buscados na vida digital-first foram:
- Aniversário na Internet
- Terapia online
- Missa pela Internet
- Museus virtuais
- Denúncia digital
- Exercício em casa
- Homeschooling
- Lives no YouTube
E esses dados nos mostram claramente a preocupação das pessoas em adaptar-se à nova realidade criada durante a pandemia. Você chegou a pesquisar algum desses termos? Eu, sim! o/
Mais alguns dados interessantes
1. 58% de crescimento na procura por itens de Home & Garden (casa e jardim). Muita gente vive dizendo que gostaria de passar mais tempo em casa, inclusive eu. Pois bem, com a pandemia isso foi possível. E, estando em casa, as pessoas passaram a “cuidar” mais do seu espaço, já que estaria ali por tempo integral.
2. Aprender a fazer transações digitais
- Aumento de 5x nos pagamentos por meios digitais;
- 74% das transações financeiras no Brasil foram realizadas por meio de canais digitais.
3. O e-commerce brilhou
- Aumento de 112% de pedidos online, mais que dobrou o número de tickets online emitidos entre 2019 e 2020;
- Aumento de 104% no faturamento do e-commerce, de R$16.2 bilhões em 2019 para R$33 bilhões em 2020;
- Novos e-shoppers: 24,2% é a participação dos novos compradores virtuais sobre o total das vendas.
4. Categorias que mais cresceram no digital
- E-commerce marketplace online/offline
- E-commerce Home & Garden
- E-commerce indústria de eletrodomésticos
- Varejo alimentar, supermercadistas
- Apps de delivery
- E-commerce de beleza
- E-commerce fashion
- E-commerce indústria de tecnologia
Mais do que entender como as pessoas se comportaram durante a pandemia, é importante olhar para os próximos passos e procurar saber como elas vão reagir no próximo ano.
3 insights de como o varejo digital reagiu à pandemia
1. O marketplace ficou mais robusto
Uma loja online criada POR MINUTO entre março e junho.
Apenas em março, a Abcomm (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico) registrou 107 mil novos estabelecimentos no ambiente online.
2. Varejistas físicos que se provaram experts no digital
63% do crescimento no tráfego varejo on e off-line e 39% de crescimento no tráfego do varejo online
Enquanto lojas físicas seguiam fechadas ou, mais recentemente, com horário de atendimento limitado, varejistas do mundo físico que apostaram no e-commerce tiveram maior aumento de tráfego nos canais digitais.
3. A corrida do sabão em pó
Muita gente fez sua primeira compra online durante a pandemia. E o primeiro passo para essa compra, muitas vezes, é a busca do Google, onde o consumidor procura: “nome do produto + como comprar online?”.
Tendências de Marketing Digital para 2021
1 – Crescimento das equipes próprias de marketing digital
Essa é uma consequência direta da crise causada pelo COVID-19, que fez com que muitas empresas, buscando reduzir custos, acabaram descobrindo que podiam se sair muito bem, sem necessitar do suporte de uma agência especializada.
2 – Ainda mais avanços em termos de Inteligência Artificial
Recentemente o Google Analytics ganhou uma nova versão, que promete levar o processo de Machine Learning a níveis ainda mais sofisticados, o que será de imensa ajuda na hora de deixarmos nossas campanhas de marketing digital ainda mais segmentadas.
Novas tecnologias e integrações, como por exemplo, de públicos segmentados no Google Analytics com os anúncios criados no Google Ads, farão com que a taxa de conversão seja ainda maior.
3 – SEO como peça estratégica do marketing digital
SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca. Esta é a técnica responsável pela exposição orgânica (não paga) das páginas de um site na lista de respostas de pesquisas realizadas nos grandes buscadores como o Google e Bing.
As técnicas de SEO vêm se aprimorando rapidamente, na medida em que as atualizações dos algoritmos do Google se tornam cada vez mais frequentes, buscando se adaptarem a novos hábitos dos consumidores e novas tecnologias que vão surgindo a cada dia.
Por isso temos chamada atenção para uma nova dimensão do SEO, que chamamos de SEO On SERP, ou seja, técnicas para se destacar nas páginas de respostas a pesquisas.
4 – Crescimento do Google My Business
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita do Google para divulgação de pequenos e médios negócios, que vem se tornando um poderoso aliado na divulgação de negócios locais, já que garante uma ótima exposição nas páginas de respostas do Google, a custo zero.
A ferramenta vem recebendo novos recursos quase que mensalmente e estas funcionalidade vêm atraindo cada vez mais empresas, um movimento que acreditamos que vai se intensificar em 2021.
5 – Pesquisas por voz em alta
Ainda na área do marketing de busca, uma das tendências que vale a pena destacar é o aumento pelas pesquisas feitas por voz, seja na própria plataforma de busca do Google ou em aplicativos como Google Assistente, Cortana e Siri.
De acordo com uma pesquisa realizada pela ComScore, em 2020, nada mais nada menos que 50% das pesquisas serão feitas por voz, o que impacta bastante a forma como as marcas devem trabalhar seu processo de otimização para ferramentas de busca.
6 – Mídias sociais indo além do marketing
Na área das mídias sociais é que elas venham, não só crescer em importância, como também ocupar um lugar de destaque em termos de vendas diretamente por suas plataformas.
O Facebook e Instagram estão investindo pesado em novas ferramentas de social commerce para estas duas redes, o que vai trazer para as redes sociais um papel cada vez mais importantes.
Atualmente, vender pelo Instagram ou vender pelo Facebook não é mais um problema, mas ainda sentimos falta de alguns recursos.
7 – WhatsApp entra de vez no jogo
O WhatsApp como ferramenta de marketing digital já faz parte do nosso “arsenal” há algum tempo, mas em 2021 essa presença tende a ser ainda maior.
A plataforma vem anunciando algumas mudanças importantes, principalmente para o WhatsApp Business para breve, o que deixará essa ferramenta ainda mais versátil e oferecendo novos oportunidades em termos de marketing online.
8 – Carreira exigindo cada vez mais capacitação
A carreira em marketing digital nunca esteve tão valorizada e cada vez mais as empresas buscam formar suas próprias equipes para fugir dos altos custos das agências digitais no país, como dissemos logo no primeiro item desta análise.
A falta de mão de obra realmente qualificada vem pressionando os salários no marketing digital para cima, tendência que já dura mais de cinco anos e deve continuar em 2021.
Curtiu nossas dicas? Comenta aqui com a gente como foi esse ano para você! <3
Referências:
Think with Google
Guia do Marketing