Você sabia que, de acordo com o Gartner, 32% dos consumidores estão interessados em tecnologias hands-free (tecnologias que limitam o toque)?
Especialmente com o COVID-19, mais pessoas passaram a se interessar pelo voice search, por exemplo, que nada mais é do que a pesquisa por voz.
O voice search é um dos tipos de buscas de crescimento mais rápido e já não é considerada apenas uma moda passageira.
- 55% dos usuários fazem pesquisa por voz para fazer perguntas no seu smartphone, de acordo com a Perficient;
- 39,4% dos usuários de internet dos EUA operam um assistente de voz pelo menos uma vez por mês, de acordo com a eMarketer;
- O chat por voz também está se tornando cada vez mais confiável à medida que a tecnologia vai melhorando;
- Além de telefones celulares, dispositivos conectados e alto-falantes inteligentes, mais de 49% dos usuários do Google Home e do Amazon Echo os consideram uma necessidade.
5 estratégias que vão te ajudar na otimização do SEO
A otimização da pesquisa por voz é semelhante ao já conhecido SEO, mas com um foco refinado.
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Compreenda o seu tipo de cliente e comportamento do dispositivo
Dados em tempo real e pesquisas sobre percepções do consumidor podem ajudar a entender como diferentes pessoas usam a pesquisa por voz e em que tipo de dispositivo habilitado para voz.
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Foco em palavras-chave de conversação
As keywords (ou palavras-chave) se tornam muito menos relevantes quando consideramos as frases naturais usadas em um pesquisa por voz.
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Crie conteúdo atraente baseado na sua Persona
Brevidade, contexto e relevância são essenciais para otimização do Voice Search.
O que pode ser diferente de sua estratégia usual de SEO é que agora você também precisa prestar atenção especial a:
- Criar respostas detalhadas para perguntas comuns;
- Responder a perguntas simples de forma clara e concisa;
- Criar um conteúdo rico e atraente que responda às perguntas mais comuns dos usuários e resolva seus pontos fracos.
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Use o Schema Markup
O Schema Markup é um vocabulário de tags que ajuda o Google a entender o que pode ser encontrado naquele website.
Esse complemento de HTML ajuda os mecanismos de pesquisa a entender o contexto de seu conteúdo, o que significa que você se classifica melhor em pesquisas típicas e mais relevante em consultas específicas feitas por meio de pesquisa por voz.
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Crie páginas que respondam às FAQs
Quando os voice searchers fazem uma pergunta, eles normalmente começam com “Quem”, “O quê”, “Onde”, “Quando”, “Por que” e “Como”.
Eles estão procurando respostas que atendam a uma necessidade imediata. Para responder a essas perguntas, faça uma página de FAQ e comece cada pergunta com essas palavras.
É fato que o Voice Search não é apenas uma onda a ser dropada, mas sim uma tecnologia que veio para ficar e transformar a maneira como fazemos nossas pesquisas e em breve será conectada a outras tecnologias emergentes como metaversos, por exemplo.
Ela já não é mais uma tendência, e sim uma realidade (principalmente no mercado americano).
A grande questão é: como e quando as empresas brasileiras vão aderir à essa tecnologia como parte de suas estratégias digitais?
Referência: Search Engine Journal